ITAlumina

Calcinada ou Tabular: o melhor do mercado em aluminas especiais.

ALUMINA CALCINADA

O óxido de alumínio, ou alumina, é o composto químico de fórmula Al2O3 resultante da calcinação do hidróxido de alumínio, obtido através da purificação da bauxita pelo processo Bayer. Sua fase mais comum e estável é a alfa (α – Al2O3), com estrutura cristalina hexagonal.
ITA 1
ITA 03
ITA 3G
ITA 5M
ITA 10G
ITA 370
ITA 1000
ITA H
ITA PGloss
ITA Plus

PROCESSO BAYER

Bauxita Bauxita
seta
Digestão Moagem da Bauxita
seta
Clarificação Digestão
seta
Precipitação Espessador
seta
Hidrato Filtragem
seta
Lavagem Precipitação
seta
Moinho Hidróxido de Alumínio
seta
Envase Calcinador
seta
Transporte Alumina Calcinada
seta
Transporte Moagem
seta
Transporte Separação Granulométrica
seta
Transporte Envase
seta
Transporte Transporte

CALCINAÇÃO

É a reação de decomposição térmica de um sólido. No caso do hidróxido de alumínio, ocorre em torno de 300 °C com a formação de aluminas de transição, termodinamicamente instáveis. A formação de cristais de alumina começa em torno de 1000 °C.


Química
Hidrato 100 ºC
Pureza
Alumina de Transição 1000 ºC
Chama
Alumina Alfa 1250 ºC

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Química
Resistente à Corrosão
Pureza
Inerte Quimicamente
Chama
Alta Dureza

Atóxico
Condutividade Térmica Relativamente Alta
Atóxico
Excelentes Propriedades
Dielétricas
Atóxico
Resistente a Altas
Temperaturas

PROPRIEDADES

Grafico
Grafico

MERCADO E APLICAÇÃO

Refratários

A alumina é uma das principais matérias-primas para a produção de tijolos e cimentos refratários, seja quase pura ou na composição de outros materiais, como a cordierita. Seu baixo coeficiente de expansão térmica garante boa resistência ao choque térmico, enquanto sua elevada dureza e estabilidade química e térmica garantem durabilidade mesmo a altas temperaturas de serviço. O grau de calcinação da alumina também influencia na porosidade do corpo refratário. Além disso, a alumina é um dos materiais de menor custo dentre os refratários especiais.


ITA 3G
ITA 5M
ITA 370
ITA 1000
 
Polímeros
 






 
Superfícies Sólidas
 

Cerâmica Técnica

A utilização de métodos de processamento modernos e a incorporação de ligantes, fundentes e dispersantes permitem a produção de corpos cerâmicos de alta alumina com geometria complexa, aproveitando ao máximo as propriedades do material. Desde aplicações estruturais até elétricas o controle de tamanho e distribuição de partículas e composição química, em especial o teor de sódio, são cruciais para o controle reológico durante o processamento e das propriedades finais.


ITA 03
ITA 5M
ITA 370
ITA 1000




Abrasivos

As principais características que tornam a alumina calcinada um excelente abrasivo são sua elevada dureza, superior à maioria dos materiais conhecidos, estabilidade térmica e resistência ao desgaste. Além disso, certo grau de tenacidade é requerido para que as partículas não quebrem com facilidade. É possível controlar dureza e tenacidade a partir do grau de calcinação. O controle do tamanho de partícula define a taxa de remoção do material e, para se obter um bom acabamento superficial durante o corte, lixamento ou polimento, a distribuição de tamanho de partícula deve ser estreita.


ITA 03
ITA 3G
ITA 10G
ITA PGloss
 
Tintas

 




 
Superfícies Sólidas
 

Colorifício

A alumina calcinada é incorporada em esmaltes para aumentar a resistência química e a resistência ao desgaste na superfície revestida e, consequentemente, aumentar sua durabilidade. Também tem um papel importante na redução do coeficiente de expansão térmica do engobe, para que este seja o mais próximo possível do coeficiente de expansão térmica do suporte a fim de se evitar diferença de retração entre o suporte e o esmalte durante a queima. Há, também, uma razão estética para o uso da alumina calcinada, conferindo brilho.


ITA 1
ITA Plus
ITA 3G
ITA H




Vidros

A principal função do óxido de alumínio na produção de vidros é como estabilizador de rede (íon Al3+), reduzindo a tendência de separação de fases e de devitrificação. É responsável também por incrementar a dureza, resistência mecânica e resistência química do componente, aumentando assim sua vida útil. É importante haver baixo teor de impurezas, em especial Fe203, e pequenas partículas para evitar o surgimento de inclusões no vidro.


ITA 1
 
Tintas

 




Alumina Tabular

A alumina tabular é uma alumina alfa de alta densidade obtida pela sinterização e recristalização da alumina em temperaturas elevadas, entre 1600ºC e 1800ºC. Seu nome remete à geometria de suas partículas, planas, lembrando uma mesa (table).
ITA TAB

PROCESSO DE PRODUÇÃO

Bauxita Alumina Calcinada
seta
Digestão Moldagem e Compactação
seta
Clarificação Forno Shaft
seta
Precipitação Moagem
seta
Hidrato Alumina Tabular
seta
Hidrato Separação Granulométrica
seta
Lavagem Embalagem
seta
Moinho Transporte

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Química
Elevada Dureza
Pureza
Resistência ao choque Térmico
Chama
Baixa Porosidade
Atóxico
Baixa Absorção de Água
Atóxico
Elevada Pureza
Atóxico
Resistência a Corrosão
e ao Desgaste
Atóxico
Resistência à Altas
Temperaturas

ESPECIFICAÇÕES QUÍMICAS

Características Químicas Típico
AI2O3 (%) ≥ 99,20
SiO2 (%) ≤ 0,18
Fe2O3 (%) ≤ 0,10
Na2O (%) ≤ 0,40
Características Físicas Típico
Absorção de Água(%) ≤ 1,50
Densidade (g/cm³) 3,50
Porosidade ≤ 5,00

MERCADO E APLICAÇÃO

Refratários

O processo de produção da alumina tabular faz com que suas propriedades sejam mais homogêneas e atraentes para o mercado de refratários. Além da dureza e inércia química características do óxido de alumínio, os poros majoritariamente fechados, pequenos, esféricos, bem dispersos e distribuídos garantem uma baixa absorção de água, maior estabilidade volumétrica, resistência dos grãos, menor corrosão e erosão. Ainda agem como agente tenacificador, impedindo o crescimento de trincas e, desse modo, aumentando a resistência ao choque térmico.


3 - 5 mm
1 - 3 mm
0,5 - 1 mm
0,2 - 0,6 mm
0 - 0,3 mm
0 - 0,074 mm
0 - 0,045 mm
 
Tintas

 




 
Superfícies Sólidas
 

Tintas

A estabilidade química e térmica da alumina tabular e sua elevada dureza tornam as tintas muito mais resistentes ao desgaste e, consequentemente, mais durável. É também uma alternativa de melhor desempenho à areia e ao quartzo para recobrimentos antideslizantes.


#200
#325

CONTATO

 
Guilherme Lahr - Especialista em Aluminas Especiais